Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência




Setembro é um mês de importantes lutas para a sociedade, além do Setembro Amarelo – campanha voltada para a prevenção do suicídio – nesse mês, no dia 21, é celebrado também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.  

Oficializada, no Brasil, em 2005, a data busca não apenas dar visibilidade às causas dos portadores de deficiência, mas também levantar o debate do assunto e promover ações que beneficiem essas pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil, existem 4,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Essa data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera, dia 23 de setembro, e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

É importante chamar a atenção social para as barreiras que ainda precisam ser enfrentadas para que a pessoa com deficiência possa ser tratada com igualdade. Um incentivo para refletir, articular, inovar e construir novos caminhos para avançar por uma inclusão social plena de acessibilidade.





VOLTAR