Fisioterapia traz qualidade de vida para pacientes renais crônicos




A fisioterapia é uma área da saúde que auxilia os pacientes no tratamento e prevenção de doenças e lesões, que podem ser causadas por fraturas, má-formação ou até mesmo vícios de postura. Boa parte das pessoas já precisou da ajuda desses profissionais em algum momento da vida. No entanto, você sabia que a fisioterapia tem um impacto significativo para os pacientes renais crônicos?

A insuficiência renal crônica é uma doença que leva muitos pacientes a precisarem de sessões de hemodiálise regularmente. Por mais que seja um processo desgastante, embora extremamente necessário nesses casos, a ajuda da fisioterapia pode trazer melhorias ao cotidiano dos pacientes. Estudos realizados com vários nefrologistas em conjunto com fisioterapeutas indicam que sessões de fisioterapia puderam ajudar vários pacientes que enfrentavam perda de força muscular e diminuição da massa óssea, uma condição que ocasiona maior risco em quedas e aumento de problemas cardiovasculares. A fisioterapia entra para desenvolver a força muscular do paciente e, consequentemente, trazendo mais qualidade de vida para atividades diárias e sociais que essa pessoa exerce.

Também foram constatadas melhorias no que tange os domínios relacionados à capacidade funcional desse paciente, assim como os relacionados à dor. A condição de doença renal envolve uma multidisciplinariedade de profissionais para se envolverem, auxiliarem e comporem a equipe que dará suporte durante todo esse tratamento.

Para entender qual o melhor tratamento dentro da fisioterapia para cada pessoa é importante um acompanhamento individualizado e feito por um profissional da área, em conjunto com o seu nefrologista de confiança.





VOLTAR