A saúde da boca é a saúde do corpo




O cuidado com a saúde bucal é essencial para a saúde do restante do corpo. Alguns hábitos regulares podem prejudicar muito a saúde da sua boca, como fumo, consumo de álcool e má alimentação. Então, apesar de haverem alguns cuidados que você deve ter com sua boca, é importante avaliar se você não tem maus hábitos inseridos na sua rotina atual.

De maus para bons hábitos

O primeiro hábito que você precisa inserir na sua rotina para contribuir com a saúde bucal é a escovação de dentes após cada refeição, utilizando uma escova com cerdas macias e creme dental com flúor.  A língua não pode ficar de fora também, pois é uma das principais partes de acúmulo de bactérias que causam o mau hálito e outros problemas bucais. Além disso, não se esqueça de passar o fio dental de forma cuidadosa para evitar que fiquem restos de alimentos presos nos dentes. Para quem usa aparelho dentário, a atenção deve ser redobrada.

Alguns alimentos precisam estar contemplados na sua alimentação semanal, como frutas cítricas, leite e derivados, hortaliças de folhas verdes escuras, pois contem nutrientes que contribuem para evitar o sangramento de gengivas, diminuição da massa óssea, além do fortalecimento dos dentes.

Aproveite a escovação para observar se há lesões nas bochechas, língua, lábios, céu da boca ou na garganta. Caso identifique algo fora do normal, sempre consulte seu dentista para uma avaliação profissional.





VOLTAR