Novembro azul: prevenção como melhor remédio




Novembro é o mês mundial de prevenção ao câncer de próstata, mas mais do que isso, é um mês de reflexão sobre a atenção às doenças que podem afetar os homens e à importância de se cuidar.

 

As doenças renais merecem um cuidado redobrado especialmente por boa parte delas serem assintomáticas em seus estágios iniciais, o que significa que muitas pessoas podem conviver com a doença sem saber e sem tomar as devidas precauções para evitar o avanço dela. É importante ressaltar que doenças renais podem surgir associadas a outras doenças crônicas em estágio avançado, como:

 

- Diabetes;

- Hipertensão;

- Obesidade;

- Doenças Cardiovasculares.

 

O cuidado dessas condições crônicas citadas acima já é um caminho de prevenção para evitar doenças renais, mas vários outros cuidados alimentares e de rotina podem ser essenciais para essa prevenção, como evitar o excesso de sal, hidratar-se corretamente, praticar exercícios físicos regularmente, entre outros.

 

Confira aqui mais formas de prevenir doenças renais (inserir hiperlink da página de prevenção).

 

Mas como saber se eu já tenho alguma doença renal?

 

O primeiro passo é sempre procurar um nefrologista da sua confiança, que poderá direcionar tudo que deve ser feito para investigar um problema renal.

Recomendamos também que seja realizado anualmente exames laboratoriais de dosagem de creatinina no sangue e análise de urina. Dessa forma seu médico estará a par da saúde dos seus rins e você estará à frente de doenças que afetam esses órgãos.

 





VOLTAR